A plataforma é gratuita?

Para você configurar um evento gratuito no Nuvent e publicar seu hotsite, nós não cobramos nenhuma taxa.

Se você quiser receber inscrições pagas através do hotsite, nós cobramos uma taxa de serviço que é proporcional ao valor dos ingressos. (Leia neste artigo como funciona a cobrança.)

A simples criação de um hotsite personalizado e gratuito já irá contribuir significativamente para a divulgação do evento, pois o hotsite passa a ser listado em nosso mapa de site e o Google poderá indexá-lo, ficando disponível nos resultados de busca. (Conheça melhor o processo de indexação pelo Google neste artigo.)

Como cancelo minha inscrição?

O primeiro passo é entrar em contato com o organizador do evento. Acessando o hotsite do evento, você encontrará um botão “Fale conosco” logo abaixo da identificação do organizador, na barra lateral. Explique a ele sua situação específica e aguarde uma resposta.

Cada organizador possui sua própria política de cancelamento e reembolso, ficando a exclusivo critério dele a adoção dessas regras. O Nuvent atua apenas como uma plataforma de organização de eventos, conforme nossos Termos de Uso.

Se você acredita que o organizador esteja descumprindo nossos Termos de Uso, por favor, abra um chamado de suporte conosco acessando a Central de Chamados.

Quais as taxas sobre a venda de ingressos ou inscrições?

Quando um usuário compra um ingresso ou faz uma inscrição por meio do hotsite de evento, nós cobramos uma taxa de serviço proporcional ao valor pago.

A taxa de serviço serve para cobrir todas as despesas financeiras relacionadas à venda, como as tarifas de boleto bancário ou as tarifas cobradas pelas operadoras de cartão de crédito. Uma pequena fração desta taxa de serviço é a comissão do Nuvent, que cede a você o direito de usar nossa infra-estrutura avançada de gerenciamento de eventos.

O cálculo da taxa pode se modificar com o tempo, por isso, sempre consulte nossos Termos de Uso antes de criar um evento na plataforma, para se certificar de que conhece as taxas vigentes no momento. A taxa a ser aplicada a seu evento é aquela vigente no momento do cadastro do evento em nossa plataforma.

No momento, a taxa de serviço corresponde a 9,99% do valor do ingresso/inscrição.

Existem duas formas de cobrança da taxa de serviço: absorver junto com o valor total pago pelo participante, ou repassar a ele de forma separada. Exemplos:

  • Absorver taxa de serviço: neste caso, a taxa será descontada do valor que você terá a receber por ingresso vendido. Se o ingresso for vendido a R$ 100,00, cada participante paga o valor total de R$ 100,00, sendo R$ 9,99 a taxa de serviço e R$ 90,01 repassados ao organizador do evento.
  • Repassar taxa de serviço: neste caso, você define o valor final que deseja receber a cada venda, e o participante paga a taxa de serviço a mais. Se você definir como R$ 100,00 o valor a receber por ingresso, cada participante irá pagar R$ 100,00 + R$ 9,99 (totalizando R$ 109,99).

O organizador não precisará se preocupar com taxas bancárias ou demais taxas, pois está tudo incluso em nossa taxa de serviço. Além disso, acessando nossa plataforma, o organizador terá um controle total sobre as inscrições. Nossa sistema detectará automaticamente quando um boleto for pago ou quando houver uma nova inscrição paga com cartão de crédito.

Há uma taxa de serviço mínima de R$ 4,99. Ou seja, se ao aplicar o percentual de 9,99% sobre o valor do ingresso/inscrição, o valor resultante for menor do que R$ 4,99, será cobrada a taxa mínima de R$ 4,99.

Independente da forma de cobrança da taxa de serviço que o organizador tenha selecionado, no caso de pagamento parcelado no cartão de crédito, serão repassados ao participante os juros incidentes sobre a operação. Os valores serão informados no ato da compra, para que ele possa optar ou não por essa modalidade de pagamento.

Para conhecer melhor como funciona a transferência dos recursos para sua conta bancária, leia este artigo.

Funcionalidades específicas (como submissão de trabalhos, por exemplo) podem ser cobradas à parte, conforme os valores divulgados nos Termos de Uso e na própria plataforma Nuvent.

Quanto tempo demora para receber o dinheiro da venda de ingressos?

Os pagamentos efetuados via boleto bancário aparecem no extrato financeiro do organizador, dentro da plataforma Nuvent, em até 3 dias úteis do pagamento. Os valores pagos já ficam creditados no extrato a partir deste momento.

Os pagamentos efetuados via cartão de crédito aparecem no extrato financeiro do organizador em até 1 dia útil da autorização do pagamento, e os valores pagos são creditados no extrato após 30 dias do pagamento. Ou seja: você será informado no extrato de que o pagamento foi autorizado tão logo isto ocorra, mas o dinheiro só estará disponível após 30 dias.

Mesmo que o participante tenha optado por parcelar a compra no cartão de crédito, o organizador do evento receberá 100% do valor que lhe pertença após 30 dias do pagamento da 1ª parcela! Ou seja: o participante tem a comodidade de pagar parcelado, mas o organizador continua recebendo de uma vez! As taxas de juros aplicáveis ao parcelamento são informadas ao participante no ato da compra, de modo que ele possa optar ou não por esta modalidade de pagamento. Os juros são repassados ao participante em cada parcela.

Leia também como funciona a solicitação de transferência de recursos para a conta bancária do organizador.

Não paguei o boleto antes do vencimento. E agora?

Se você optou pelo pagamento da inscrição via boleto bancário, foi emitido um boleto com vencimento para alguns dias a frente. Caso não tenha pago até a data de vencimento, você deverá fazer uma nova inscrição no hotsite do evento, ignorando a anterior.

Cada inscrição fica atrelada a um determinado boleto. Como boletos vencidos não podem mais ser pagos, sua inscrição anterior será automaticamente cancelada pelo sistema e você receberá notificações por e-mail quando isso ocorrer. Ignore a inscrição anterior e efetue uma nova, para que seja gerado um novo boleto bancário.

Obs.: você tem acesso ao seu histórico de inscrições acessando a plataforma Nuvent. Lá você verá quais inscrições estão ativas, canceladas ou pendentes (aguardando confirmação de pagamento). O primeiro acesso à plataforma é feito clicando no link para definir uma senha, que foi enviado por e-mail ao endereço preenchido no formulário de inscrição. (Se não recebeu este e-mail, leia estas instruções.)

Não recebi o comprovante de inscrição. O que fazer?

Quando você se inscreve em algum evento hospedado na plataforma Nuvent, o sistema envia um e-mail para cada participante contendo instruções sobre como obter seu comprovante de inscrição.

Observe que as mensagens são enviadas exatamente para o endereço preenchido no formulário de inscrição. Se ele foi preenchido incorretamente, você precisará entrar em contato com o organizador do evento para que corrija seus dados. No próprio hotsite do evento (onde você fez a inscrição) há um botão “Fale conosco” na barra lateral esquerda.

Algumas vezes as mensagens são incorretamente bloqueadas pelo filtro anti-SPAM que possa estar ativo em sua conta de e-mail. Isto ocorre com certa frequência em alguns provedores de e-mail, sobretudo o hotmail. Se você não receber nenhum e-mail após a inscrição, verifique em sua pasta de SPAM se ela não foi parar lá. Também adicione o endereço “[email protected]” à sua agenda de contatos, dentro de sua conta de e-mail, para diminuir a chance de que as próximas mensagens sejam bloqueadas.

Se o pagamento foi feito via cartão de crédito, o comprovante de inscrição passa a ficar disponível assim que o pagamento é autorizado pela operadora. Se ele foi feita com boleto bancário, ele só estará disponível após a confirmação do pagamento, o que ocorre de 1 a 3 dias úteis da data em que ele foi pago. (Obs.: embora os boletos sejam emitidos com uma data de vencimento para alguns dias adiante, pague-o o quanto antes! Assim, seu comprovante de inscrição será liberado mais brevemente.)

Independente da forma de pagamento, o acesso ao comprovante ocorre dentro da plataforma Nuvent, na “Área do Participante”. Ou seja, você precisará cadastrar uma senha para acesso à plataforma, utilizando o link enviado para seu e-mail logo após a inscrição. Isto é para sua própria segurança, para garantir que terceiros não façam inscrições em seu nome sem que tenham acesso ao seu e-mail.

Se você não recebeu este link, poderá obtê-lo novamente visitando a página de recuperação de senhahttps://app.nuvent.com.br/autenticacao/recuperar-senha

Uma vez que você tenha se logado no Nuvent, você verá todas as suas inscrições anteriores e poderá:

  • baixar seu comprovante de inscrição
  • acessar a segunda via do boleto bancário, caso ele ainda não tenha sido pago e esteja dentro da validade
  • baixar seu certificado de participação, se o organizador tiver emitido