Para poder emitir certificados de participação, os organizadores de eventos necessitam criar modelos de certificado para seus eventos.

O primeiro passo para criar um modelo é visitar a Área do Organizador > [Evento de interesse] > menu Certificados > Modelos.

Se seu evento ainda não tiver nenhum modelo criado, será exibida a tela abaixo. Clique em “Criar Modelo de Certificados”.

Será aberto o editor de modelo de certificado:

(Obs.: pequenas diferenças entre as telas mostradas na Central de Ajuda e as telas que você visualiza podem ocorrer, conforme são publicadas novas versões do Nuvent)

O editor é composto por (vide legendas em vermelho na imagem acima):

  • Seletor de modelos: permite que você selecione um modelo já existente para iniciar seu trabalho a partir dele, ou que você comece um novo modelo personalizado.
  • Barra de ferramentas: contém todos os botões que você vai utilizar durante o processo de criação do modelo.
  • Área editável do modelo: esta é a área principal de seu certificado, ou seja, aquela que você poderá editar inserindo seus próprios conteúdos.
  • Rodapé do modelo (não editável): o rodapé é reservado para inserção das informações técnicas sobre a emissão do certificado, incluindo seu código de verificação e o QR code, que poderão ser usados na verificação de autenticidade.
  • Botões de ação: permitem salvar seu modelo para uso posterior na geração de certificados, ou cancelar o processo de edição, retornando à tela anterior.
  • Botão “Fechar”: permite voltar à tela anterior, descartando as alterações que você tiver feito no editor. (Use com cautela!)

Além das áreas mostradas acima, se o seu evento estiver utilizando o módulo de submissão de trabalhos, haverá também um seletor de tipo de modelo:

Este seletor permite definir se o seu modelo será usado para emitir certificados a participantes ou a trabalhos submetidos. (Isto interfere nas chaves disponíveis para compor seu modelo, conforme explicaremos mais adiante.)

O primeiro passo para criar um modelo de certificado é utilizar o seletor de modelos. Escolha um modelo de nossa galeria ou, se preferir utilizar sua própria arte, clique sobre “Personalizado”:

Se optar pelo modelo personalizado, você deverá selecionar uma imagem de fundo que irá compor seu modelo. Esta imagem JPG ou PNG terá seu tamanho final ajustado automaticamente à área editável do certificado, isto é, ela será reduzida ou esticada de forma que suas bordas se ajustem exatamente às bordas da área editável do certificado. Para evitar distorções neste processo, o ideal é enviar uma imagem de fundo cuja relação comprimento:altura seja 8:5. Exemplos de tamanhos possíveis de imagens que respeitam essa relação:

  • 2000 pixels de comprimento x 1250 pixels de altura
  • 1600 pixels de comprimento x 1000 pixels de altura
  • 1000 pixels de comprimento x 625 pixels de altura

Definida a imagem de fundo, você deve inserir ou editar os elementos que irão compor seu modelo final. Esses elementos podem ser basicamente textos ou imagens, e você irá utilizar a barra de ferramentas neste processo.

Se desejar inserir uma nova caixa de texto, clique sobre o primeiro botão da barra de ferramentas, com um “T”, e clique sobre o local onde deseja que ela seja inserida.

Para modificar o conteúdo ou a formatação de uma caixa de texto já existente, clique sobre ela. Irá aparecer uma fina borda indicando que ela está selecionada. Você poderá, então, digitar um novo conteúdo (clicando novamente sobre ela para que apareça o cursor de texto) ou modificar sua formatação (fonte, cor, alinhamento, tamanho, rotação, posição). Experimente algumas das ferramentas mostradas na barra de ferramentas para você se familiarizar com elas!

Um tipo de elemento muito importante na criação de seu modelo de certificado são as chaves. Elas são blocos de texto especiais, delimitados por {{ e }}, que serão substituídos nos certificados finais pelas informações específicas de cada participante. Por exemplo: a imagem abaixo mostra um modelo de certificado em que se lê {{participante}}. Quando forem gerados certificados em PDF utilizando este modelo, o texto {{participante}} será substituído pelo nome do participante, assim como {{evento}} será substituído pelo título do evento conforme configurado no Nuvent, e assim por diante.

Obs.: para chaves que admitam textos extensos, como o nome do participante, é aconselhável que você preveja um espaço suficiente na caixa de texto que a acomoda. Faça testes digitando nomes extensos para checar se a caixa de texto inserida está num tamanho adequado para exibi-los. Se não estiver, aumente-a!

As chaves disponíveis para você compor seu modelo são as mostradas no botão “Chaves” da barra de ferramentas:

Quando você clica sobre uma dessas chaves disponíveis, ela é copiada para a Área de Transferência, ou seja, é como se você tivesse pressionado “Ctrl+C” no Windows ou “Cmd+C” no Mac (“Copiar”). Portanto, você poderá colá-la onde desejar dentro de alguma caixa de texto. Para isso, posicione o cursor de texto sobre o local desejado e pressione “Ctrl+V” no Windows ou “Cmd+V” no Mac (“Colar”).

A barra de ferramentas também permite que você insira imagens em seu modelo de certificado. Para tal, clique sobre o botão apropriado:

Evite inserir imagens muito grandes em seus certificados, pois elas podem dificultar o processo de edição de seu modelo, bem como aumentar o tamanho final dos arquivos PDF gerados para seus participantes.

Para um ajuste fino da posição da imagem, você pode utilizar as setas do teclado.

Para ver uma prévia de como ficará seu certificado utilizando esse modelo, clique sobre o botão apropriado:

Obs.: seu bloqueador de pop-up deverá estar desabilitado para que você consiga abrir a prévia! Caso ele esteja habilitado na primeira vez que tentar gerar a prévia, você verá uma indicação em seu navegador mostrando que um pop-up foi bloqueado (na barra de endereços, geralmente). Clique sobre esta indicação e escolha a opção para desbloquear os pop-ups provenientes do site. Depois que fizer isso, clique novamente no botão de prévia para que ela seja aberta numa nova aba.

(Observe que não adianta clicar no link do pop-up mostrado na indicação de bloqueio. Você precisa desbloquear os pop-ups e clicar novamente no botão de prévia, na barra de ferramentas do editor de certificado.)

Quando estiver satisfeito com seu modelo de certificado, clique em “Salvar modelo!“. Pronto! Agora você poderá usá-lo como molde para a geração de certificados.

Com a tag:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *