O Nuvent oferece o módulo de submissão de trabalhos científicos, muito útil aos Congressos, Simpósios e outros tipos de eventos científicos que recebem trabalhos submetidos para avaliação e possível apresentação. Este artigo explica em linhas gerais como funciona este módulo. Confira os links contidos no texto, bem como o restante da Central de Ajuda, para detalhes mais específicos.
A simples configuração do módulo de submissão de trabalhos não possui custo. O Nuvent cobra a cada trabalho submetido, conforme as taxas vigentes quando da criação do evento na plataforma. Consulte os Termos de Uso para conhecer as taxas.
Em linhas gerais, existem 3 tipos de personagens envolvidas neste processo:
- Comissão Científica, responsável por configurar e gerenciar o fluxo de submissões, bem como dar o parecer final de aprovação para cada trabalho, a partir da análise dos pareceres emitidos pelos revisores;
- Revisores ou avaliadores, responsáveis por avaliar cada trabalho submetido, emitindo um parecer;
- Autores e co-autores, responsáveis pela submissão dos trabalhos na plataforma Nuvent.
O organizador do evento é o usuário quem primeiro terá acesso à configuração da submissão de trabalhos, podendo, a partir daí, incluir os membros da Comissão Científica que também terão acesso a essas configurações.
Todo o processo de submissão, avaliação e aprovação/reprovação dos trabalhos é gerenciado através da plataforma Nuvent, de forma rápida e simples. A plataforma é bastante flexível para acomodar diversos tipos de configurações, incluindo:
- Reconhecimento de autoria: para evitar que co-autores sejam inclusos indevidamente em determinado trabalho, o sistema oferece a opção de exigir o reconhecimento de autoria antes que os trabalhos fiquem disponíveis para avaliação. Cada co-autor recebe uma notificação por e-mail, sendo necessário aprovar ou negar sua autoria através do sistema.
- Exigir que o submissor esteja inscrito no evento, ou não.
- Modalidades e Áreas Temáticas: pode-se configurar diferentes modalidades de trabalhos (como “Pôster”, “Apresentação oral”, etc.) e diferentes áreas temáticas relacionadas ao assunto de cada trabalho.
- Dados solicitados: pode-se exigir a submissão do resumo (abstract) junto com o texto completo (upload de arquivo Word ou compatível), somente o resumo ou somente o texto completo. Também podem ser configurados campos personalizados de diversos tipos, para cada modalidade de trabalho, conforme as necessidades do evento.
- Cegamento: o sistema permite configurar um fluxo de submissão e avaliação sem cegamento, com cegamento simples (autores não conhecem revisores; revisores podem conhecer autores) ou duplo-cego (autores e revisores não se conhecem). Somente a Comissão Científica tem acesso à identidade dos autores e revisores, quando selecionado o modo duplo-cego. Para assegurar a omissão de informações de identificação no trabalho submetido, quando o modo duplo-cego está selecionado, o sistema exige que o submissor envie duas versões de seu trabalho completo: uma identificada e uma não-identificada.
- Método de avaliação: pode-se configurar dois tipos de avaliação: notas ou conceitos. Isto torna a plataforma Nuvent flexível o bastante para se adequar aos mais diversos tipos de eventos científicos.
- Carta de Aceite: o sistema permite configurar um modelo de Carta de Aceite, gerada em PDF para cada trabalho aprovado e enviada automaticamente para o e-mail do submissor, após o parecer final da Comissão Científica.
Navegue pelos links referenciados acima para conhecer melhor o módulo de submissão de trabalhos. Se ainda não configurou seu evento no Nuvent, experimente!