Os eventos organizados com auxílio da plataforma Nuvent podem aceitar a submissão de trabalhos científicos. Se você irá participar de um evento nessas condições, veja como fazer para enviar seu trabalho:

O primeiro passo é acessar o hotsite do evento, que também é usado para se inscrever no evento. Se o módulo de submissão de trabalhos estiver configurado, você verá o item de menu “Submissão de trabalhos“.

Será exibida uma página contendo as regras de submissão, com informações providas pela Comissão Científica do evento. Na parte superior desta página, você verá o botão “Envie seu trabalho”, caso o período de submissões esteja em aberto:

Alguns eventos exigem que o submissor de trabalhos efetue sua inscrição antes de submetê-lo ao sistema. (Se esta informação não estiver presente nas regras de submissão fornecidas pela Comissão Científica, contate o organizador do evento, clicando em “Fale conosco”, na barra lateral do hotsite.)

Caso seu evento exiga inscrição antecipada, efetue-a clicando no botão verde do hotsite. Caso ele não exiga inscrição antecipada, clique em “Envie seu trabalho“. Você será levado à tela de login no hotsite. Se for seu primeiro acesso ao Nuvent, clique em “Cadastre-se” (ou efetue seu login, caso já possua cadastro no Nuvent, de eventos prévios).

Complete o formulário de cadastro e clique no link de confirmação de e-mail, enviado pelo sistema ao seu endereço de e-mail. Pode demorar alguns minutos até que o e-mail chegue. Se não chegar, verifique sua pasta de SPAM!

Uma vez cadastrado, efetue login no sistema (caso já não esteja logado), visitando novamente o hotsite > “Submissão de trabalhos” > “Envie seu trabalho”.

Você será levado à tela de submissão de trabalho:

Os campos específicos encontrados neste formulário dependem das configurações feitas pela Comissão Científica. Na maioria dos casos, você precisará digitar:

  • Título do trabalho: atente-se ao limite de caracteres informados na tela.
  • Autores: note que seu nome e e-mail já aparecem pré-inseridos. Você só precisa completar com o nome de sua instituição, e confirmar no botão verde. Adicione todos os autores que tomaram parte do trabalho, repetindo o procedimento e confirmando no botão verde.
    • Note que você pode reordenar os autores, clicando-e-arrastando seu ícone de reposicionamento.
    • Alguns eventos exigem a confirmação de autoria antes que o trabalho fique disponível aos revisores. Se este for o caso de seu evento, redobre a atenção ao digitar o e-mail dos autores, já que o sistema irá enviar as solicitações de confirmação de autoria para esses endereços. Se algum autor não confirmar a autoria dentro do período de submissões, ou se negar a autoria, o trabalho será automaticamente cancelado.
    • O autor submissor pode ou não ser o autor principal, a depender das configurações feitas pela Comissão Científica. Se estiver configurado para que somente o autor principal possa efetuar a submissão, seu nome sempre ficará na primeira posição da lista de autores, e você não conseguirá reordenar os demais autores até esta posição.
  • Área temática: selecione uma área temática, dentre as opções configuradas pela Comissão Científica.
  • Modalidade: selecione uma modalidade, dentre as opções configuradas pela Comissão Científica.
  • Resumo: digite (ou cole de outro local) o resumo (abstract) de seu trabalho, respeitando o limite de caracteres ou palavras, conforme informado na tela. Observe que este campo não aceita formatações nem quebras de linha.
  • Palavras-chave: digite uma lista de termos separados por vírgula (ou conforme definido pela Comissão Científica).
  • Trabalho completo: selecione um arquivo em formato Word (.docx, .doc ou .rtf) que esteja salvo em seu computador. A observância às regras de submissão, como eventuais especificações de formatação feitas pelo organizador do evento, é sua responsabilidade. O arquivo não pode exceder 15 Megabytes.
  • Trabalho completo (sem identificação): se a Comissão Científica exigir um fluxo de submissão e avaliação duplo-cego, você terá que submeter uma versão de seu trabalho sem identificação pessoal ou institucional, a qual será disponibilizada aos revisores posteriormente. A não observância desta premissa poderá desclassificar o trabalho, a exclusivo critério da Comissão Científica.
  • Campos adicionais: dependendo da modalidade selecionada, podem ser exigidos campos adicionais que tenham sido configurados pela Comissão Científica. Alguns podem ser obrigatórios, e outros, opcionais (devidamente identificados na tela).

Estando de acordo com as regras para submissão, clique em “Enviar” e aguarde até que os dados sejam enviados ao sistema. Não feche a janela nem clique novamente no botão “Enviar”! Aguarde até que a mensagem de sucesso apareça em sua tela.

Se surgir algum problema ou dúvida ao tentar submeter seu trabalho, abra um chamado de suporte, enviando um e-mail para [email protected].

Com a tag:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *