Os revisores (avaliadores) previamente cadastrados pela Comissão Científica visualizam no hotsite do evento um novo item de menu lateral, “Avaliação de trabalhos”. Ele dá acesso à tela mostrada a seguir:

Esta tela mostra a lista de trabalhos atribuídos ao revisor logado no sistema. As revisões com o status “Pendente”, conforme mostrado na coluna “Seu parecer”, expiram após transcorrido o prazo configurado pela Comissão Científica. Para saber este prazo, posicione o cursor sobre o ícone de ajuda (“?”), logo após o status “Pendente”.

Na coluna “Opções”, o sistema exibe o botão “Avaliar…”, destacado em azul marinho, para aqueles trabalhos com avaliação pendente, e o botão “Informações…” para os trabalhos já avaliados.

Clicando em “Avaliar…“, abre-se uma nova janela:

Para acessar os detalhes do trabalho, como resumo e trabalho completo (quando disponíveis), clique sobre a versão desejada (identificada pela data e hora de envio) para que a caixa cinza se expanda. Observe que, se a Comissão Científica tiver configurado um processo de avaliação duplo-cego, você terá acesso somente ao trabalho sem identificação.

Após analisar o trabalho, utilize as opções do quadro azul para tomar uma ação:

  • Declarar-se impedido de avaliar: Caso você tenha algum motivo que o impeça de avaliar este trabalho, selecione esta opção e digite, na janela que se abrirá, uma breve justificativa para sua recusa, a qual será disponibilizada à Comissão Científica.
  • Solicitar revisão ao autor: Caso você não deseje emitir seu parecer sobre o trabalho, mas sim solicitar ao autor o envio de uma nova versão com alguma correção, selecione esta opção e digite, na janela que se abrirá, uma breve justificativa/orientação ao autor.
  • Fazer avaliação: Selecione esta opção para emitir seu parecer sobre o trabalho, seja na forma de nota ou conceito, conforme definido pela Comissão Científica.

Observe que tanto a solicitação de revisão quanto o parecer emitido pelo revisor não são finais, ou seja, eles têm caráter informativo à Comissão Científica. Os membros da Comissão Científica tomarão conhecimento de sua ação, na tela específica da Comissão, e eles poderão solicitar revisão ao autor ou emitir o parecer “aprovado” ou “reprovado”, estes sim em caráter definitivo. Os autores somente são notificados destas decisões quando a Comissão Científica assim decidir.


Ao clicar em “Fazer avaliação…“, uma nova janela se abrirá, conforme o método de avaliação que tenha sido configurado pela Comissão Científica. Se o método for “nota“, a janela será similar a esta:

Neste exemplo, são mostrados 3 critérios de avaliação, conforme configurado pela Comissão Científica. O revisor deve dar uma nota para cada um desses critérios, clicando no número correspondente. Ao finalizar, deve clicar em “Salvar avaliação”.

Se o método for “conceito“, a janela será similar a esta:

Clicando em “Aprovar” ou “Reprovar”, o revisor finaliza a emissão de seu parecer.

A emissão do parecer do revisor não pode ser modificada posteriormente.

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